terça-feira, 30 de julho de 2013

Os alunos dos 7° anos da escola Diogo Feijó fizeram produções textuais respondendo á pergunta "O que é ser brasileiro?".

A NAÇÃO BRASILEIRA

Estrangeiros, amigos brasileiros distantes e crianças curiosas. É provável que vocês perguntem: o que é ser brasileiro?
         Para explicar resumidamente, ser brasileiro é ser feliz. Os brasileiros tem uma cultura rica com um pouco de todo o mundo. Existem no Rio de Janeiro, descendentes de africanos, no estado de São Paulo existem descendentes de japoneses e até de italianos.
         O Brasil possui uma das culturas mais ricas. No sul brasileiro existe a cultura alemã, além da arquitetura, no Pará existe a festa do Bumba meu boi uma festa da cultura africana, porém meus colegas e irmãos brasileiros nenhum lugar é o paraíso, como em qualquer outro lugar existe uma alta criminalidade, existem roubos, furtos, assassinatos entre outros crimes.
         Mas, eu não vou falar disso, pois o Brasil não é só isso, nós somos um país feliz formado por negros, brancos, pardos, indígenas, portugueses, africanos, alemães, italianos, etc.
         Enfim, ser brasileiro é ser um povo feliz e um povo unido.


(Elias Daniel/ 7º ano A)


          O QUE É SER BRASILEIRO?

               Os cidadãos brancos, negros, pardos,
               Não importa a cor,
               Somos todos iguais na aparência,
               Na verdade somos também irmãos.
               Na realidade, nós brasileiros.
               Somos felizes e trabalhadores,
               Sabemos cair e levantar para uma nova batalha.
               Enfim, o povo brasileiro é um povo guerreiro.


A FORÇA DE UMA NAÇÃO

   Nós brasileiros vivemos em situações de lutas, conquistas, derrotas, vitórias, sucessos e progressos. A cada dia temos uma meta para vencermos os obstáculos e termos a esperança de um Brasil melhor.
   Alguns brasileiros vivem em situação de extrema miséria onde são massacrados e humilhados pelos mais favorecidos. Vivem em moradias que deixam a desejar e sonham com um emprego melhor e mais bem remunerado que nunca chega. Trabalham de todas as maneiras para sobreviver e garantir seu sustento e de sua família, desde trabalhador braçal a médico. De origem nativa, negra e branca e assim por diante, somos e formamos uma nação.
   As necessidades são muitas, desde a alimentação melhor, moradia, assistência médica e muitas outras. As lutas com certeza levam a um sonho de uma vida melhor e digna.
   Podemos concluir que para melhorar o Brasil teríamos que mudar primeiro os governantes, a classe que decide e que pode favorecer e melhorar a vida de muitos brasileiros que sofrem e sonham com um futuro melhor.
   Definiria o povo brasileiro como um povo guerreiro que luta e só sossega quando alcança seus objetivos, metas e conquistas, não desistindo nunca; e isso é ser brasileiro.
                                                                              
                                                               (Thainá Almeida da Silva)


SER BRASILEIRO

   Ser brasileiro é por natureza ser lutador, um guerreiro é seguir em frente mesmo com muitas dificuldades.
  Ser brasileiro é fazer parte de um país multicultural, rico, alegre, um país verde que é considerado por várias nações o pulmão do mundo. Considerando todos esses aspectos é impossível não sentir orgulho de ser brasileiro. É um país onde cada região é diferente da outra em termos culturais, modo de falar, sem contar com as belezas naturais típicas de cada uma.
    Sou ainda uma pequena brasileira, mas já percebo que apesar de morar em um país em desenvolvimento, há grandes injustiças sociais onde o poder e a riqueza fica nas mãos de uma pequena minoria enquanto que a maioria trabalha apenas para sobreviver, sendo que ainda vemos muitos brasileirinhos nas ruas sem uma casa e o pior sem dignidade alguma.
   Então o verdadeiro brasileiro não tem vergonha da sua nacionalidade e sim orgulho de fazer parte de uma nação guerreira e sonhadora.


                                                            (Amanda Lopes)

0 comentários:

Postar um comentário