quarta-feira, 14 de maio de 2014

A professora Elizabeth, da disciplina de Geografia pediu que seus alunos do 9° ano produzissem um texto falando sobre a evolução da tecnologia nos últimos tempos e como ela vêm transformando cada vez mais o nosso cotidiano. Leia abaixo algumas dessas produções. Boa leitura!

A tecnologia revolucionando o nosso dia a dia

Nos dias de hoje a tecnologia está em tudo ao nosso redor. Desde as coisas mais simples como ver uma notícia na TV até as mais complexas e sofisticadas como os satélites fora da órbita da Terra, responsáveis pela transmissão dessas imagens. Podemos perceber como a tecnologia modificou o nosso cotidiano pensando em como era a vida dos nossos pais e avós, quando não existiam celulares, internet, computadores e todos esses outros aparelhos modernos que nós utilizamos hoje.
Para entender melhor a evolução da tecnologia basta pensar que há algumas décadas atrás, para fazer um trabalho da escola, por exemplo, era preciso ir até uma biblioteca e procurar sobre o assunto em enciclopédias, livros, revistas e jornais, que muitas vezes continham dados desatualizados ou mesmo incorretos. No entanto, hoje em dia temos acesso á muito mais facilidades. Quando precisamos fazer alguma pesquisa basta recorrer á internet e em poucos segundos já obtemos um leque enorme de informações sobre o tema pesquisado.
O celular é sem dúvida uma das maiores invenções do homem. Atualmente, a maioria da população possui um celular, por mais simples que seja, porém nem sempre foi assim, pois, antigamente ter um telefone fixo em casa era luxo, algo para poucos, porque somente as pessoas com um maior poder aquisitivo podiam ter tal regalia. E, hoje, esse pequeno e prático objeto facilita muito a nossa vida. Ele não é utilizado apenas para discar ou receber chamadas, ele tem muito mais funções como enviar mensagens, conectar-se á internet, acessar as redes sociais e até distrair-se com os mais diversos aplicativos que existem hoje.
São puçás as pessoas que não se rendem ás inúmeras facilidades que a chamada era digital nos trouxe, e engana-se quem pensa que são só os jovens que utilizam as novas tecnologias, pois, até mesmo os mais antigos e tradicionais foram fisgados pelas vantagens desses tempos modernos. Todavia, a globalização e os avanços tecnológicos não são para todos, pois, é difícil de acreditar, mas, há muitos lugares no mundo onde não há sequer energia elétrica e a população vive em um pequeno mundo isolado de tudo ao seu redor.
È fato que a tecnologia nos trouxe diversos benefícios, entretanto, se por um lado ela ajuda, por outro ela atrapalha, pois, tudo em excesso pode prejudicar. É preciso estabelecer um limite, saber a hora de parar. Desligar-se do mundo virtual e viver o mundo real.

Rayssa Castelo Branco
9° ano “A”




Avanços tecnológicos: facilita ou complica?

Hoje vivemos praticamente na era digital, onde a tecnologia já faz parte do cotidiano de todos. Isso tudo graças á famosa globalização.
Com a globalização vieram os avanços tecnológicos. As tecnologias próprias dos americanos fazem parte da nossa vida, aqui, no Brasil.
Com essas tecnologias veio a praticidade. O simples ato de mandar uma mensagem para alguém que mora longe demora cerca de segundos. Antigamente eram semanas... Meses! Sem falar no celular, que é o meio de comunicação mais atual e usado no mundo.
Mas, nem tudo é bom nisso tudo, vêm os perigos que toda essa tecnologia traz. Como o vício, pessoas que ficam totalmente dependentes, causando até mesmo problemas psicológicos.
Para mim, os avanços tecnológicos foram criados para facilitar a vida de todos, porém, como tudo na vida, deve ser usado moderadamente e dentro dos limites, para não se tornar uma doença ou algo perigoso.

Ronníla da Silva Costa
9° ano “A”



Tecnologia no dia a dia

Vivemos em um mundo feito de ideias que melhoram a nossa vida, e uma delas é a tecnologia.
Por motivo da globalização, a tecnologia vem avançando cada vez mais, trazendo praticidade e produtos que há algumas décadas atrás só se via em filmes de ficção científica.
A tecnologia está presente nas coisas mais simples no nosso cotidiano, não é necessário buscar muito longe para percebemos, seja assistindo televisão ou usando o cartão de crédito. Todos esses avanços possibilitam que nós façamos as coisas com mais facilidade. Mas, também possui o seu lado ruim, o uso excessivo, principalmente da tecnologia da informação como, por exemplo, o computador, que pode deixar-nos depressivos, sedentários, causar insônia e tornar-se até mesmo um vício. Sem falar da composição desses aparelhos que possuem diversas substâncias químicas que em contato com a nossa pele podem causar problemas á nossa saúde. Desemprego e poluição também são fatores causados por conta da evolução tecnológica.
Os avanços tecnológicos estão diretamente ligados ao consumismo, pois, muitas vezes, influenciam os consumidores a adquirir produtos que não irão usufruir. Algumas pessoas consomem muito mais do que precisam, já outras só conseguem consumir o mínimo para sua subsistência, e, acabam não acompanhando o ritmo dos avanços tecnológicos e, consequentemente, não conseguem melhor qualificação profissional, fazendo com que isso gere grandes desigualdades.
Como podemos ver, a tecnologia avançou em tudo, tornando o mundo cada vez mais digital e integrado.

Bruna Anastácio de Oliveira
9° ano “A”




Categories:

0 comentários:

Postar um comentário